09 de Janeiro, 2019

Papa diz que devemos insistir na oração, Deus atende sempre

Em Audiência Geral desta quarta-feira (09), Francisco afirmou que Deus sempre responde à oração

Dando sequência à sua série de catequeses sobre o Pai Nosso, o Papa falou na Audiência Geral desta quarta-feira, 09, sobre a oração perseverante, inspirada na passagem de São Lucas 11, 9-13: “Batei e vos será aberto”.

“Podemos estar certos de que Deus responderá. Talvez tenhamos que insistir por toda a vida, mas Ele responderá”, frisou Francisco.

Dirigindo-se aos 7 mil peregrinos presentes na Sala Paulo VI, Francisco começou recordando que o evangelista descreve a figura de Cristo em uma atmosfera densa de oração. Nele estão contidos os três hinos que marcam ao longo do dia a oração da Igreja: o Benedictus, o Magnificat e o Nunc dimittis”. “Jesus é sobretudo um orante”, declarou.

O Pontífice enfatizou que a catequese sobre o Pai Nosso, todos veem Jesus como orante. O Santo Padre afirmou que Jesus reza. Ele explicou que, cada passo na sua vida é como que movido pelo sopro do Espírito que o guia em todas sobre as ações. O Papa recordou a Transfiguração, o batismo no Jordão, a intercessão por Pedro. Ele ainda observou também que, nas decisões mais importantes, Jesus retira-se frequentemente para a solidão, para rezar. E continuou dizendo que, até a morte do Messias está mergulhada em um clima de oração, pois as horas da Paixão parecem marcadas por uma calma surpreendente.

O Santo Padre disse que Jesus consola as mulheres, reza pelos que o crucificam, promete o Paraíso ao bom ladrão, expira dizendo: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. “A oração de Jesus parece abranda as emoções mais violentas, os desejos de vingança, reconcilia o homem com seu mais amargo inimigo: a morte”, pontuou.

Dirigir-se a Deus como Pai

O Papa chamou a atenção de todos ao mencionar o Evangelho de Lucas. No qual um dos discípulos pede que o próprio Jesus os ensine a rezar (...). Francisco esclareceu que também todos podem dizer isto ao Senhor: ‘ensina-me a rezar, para que também eu possa rezar’.

E deste pedido dos discípulos, explicou o Pontífice, nasce um ensinamento bastante extenso, através do qual Jesus explica aos seus com que palavras e com que sentimentos devem dirigir-se a Deus. Francisco acrescentou dizendo que a primeira parte deste ensinamento é justamente a oração ao Pai (...). “O cristão dirige-se a Deus chamando-o antes de tudo de ‘Pai’. Nós podemos estar em oração somente com esta palavra, Pai, e sentir que temos um Pai, não um patrão, nem um padrinho, mas um pai”, afirmou.

Segundo o Santo Padre, neste ensinamento que Jesus dá aos seus discípulos, é interessante insistir em algumas instruções que coroam o texto da oração. Francisco ressaltou que para dar confiança à oração, Jesus explica algumas coisas: “Elas insistem nas atitudes do crente que reza”.

O Papa ilustrou isso com a parábola do amigo inoportuno.  “Uma pessoa que vai perturbar toda uma família que dorme, porque de forma inesperada uma pessoa chegou de uma viagem e não tem pão para oferecer a ela. Jesus explica que se ele não se levantar para dar o pão porque é seu amigo, ao menos se levantará por causa da importunação.  Com isto, Jesus quer ensinar a rezar, a insistir na oração.  E ilustra também com “o exemplo de um pai que tem um filho faminto: Qual pai entre vós - pergunta Jesus, se o filho lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra em vez de peixe?", relatou.

A oração sempre transforma a realidade

Com estas parábolas, disse o Pontífice, Jesus faz entender que Deus responde sempre, que nenhuma oração fica sem ser ouvida, “que Ele é Pai e não esquece seus filhos que sofrem”. “Certamente, essas afirmações nos colocam em crise, porque muitas das nossas orações parecem não ter resultado algum. Quantas vezes pedimos e não obtemos, todos temos experiência disto, batemos e encontramos uma porta fechada? Jesus recomenda a nós, nesses momentos, para insistir e a não nos darmos por vencidos. A oração sempre transforma a realidade, a oração sempre transforma, sempre, transforma a realidade: se não mudam as coisas à nossa volta, pelo menos muda a nós, muda o nosso coração. Jesus prometeu o dom do Espírito Santo a todo homem e mulher que reza”, declarou.

Perseverar na oração, Deus responde sempre

Francisco enfatizou a todos presentes que podem estarem certos de que Deus responderá. O Santo Padre ressaltou que a única incerteza é devida aos tempos, mas não duvidem que Ele responderá. “Talvez tenhamos que insistir por toda a vida, mas Ele responderá. Ele o prometeu: Ele não é como um pai que dá uma serpente em vez de um peixe. Não há nada de mais certo: o desejo de felicidade que todos nós trazemos no coração, um dia se cumprirá. Jesus diz: “Não fará Deus justiça aos seus eleitos, que clamam dia e noite a ele?" Sim, fará justiça, nos escutará.  Que dia de glória e ressurreição será!”, afirmou.

Rezar é desde agora a vitória sobre a solidão e o desespero

Ao finalizar, Papa deixou uma mensagem aos cristãos. “É como ver cada fragmento da criação que fervilha no torpor de uma história que às vezes não entendemos o por quê. Mas está em movimento, no caminho, e no final de cada estrada, do coração, de um tempo que estamos rezando, ao fim da vida, há um Pai que espera por tudo e todos com os braços bem abertos. Olhemos para este Pai”, concluiu.