Notícia

08 de Agosto, 2017

Papel dos bispos eméritos na Igreja em saída é tema de encontro no Rio de Janeiro

A iniciativa pretende reunir todos os bispos eméritos do Brasil para a troca de experiências e partilhas

Com o tema “O bispo emérito numa Igreja em Saída”, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove durante os dias 11 e 14 de setembro o 4º Encontro Nacional dos Bispos Eméritos, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa pretende reunir todos os bispos eméritos do Brasil, hoje mais de 170, para a ‘troca de experiências e partilhas’.

Para fazer os últimos ajustes, uma vez que falta um mês para o evento, a Comissão para os Bispos Eméritos esteve reunida na sede da CNBB, em Brasília (DF) na última segunda, 07. A ideia segundo o presidente da Comissão, dom Luiz Soares Vieira é deixar tudo encaminhado para que o encontro ocorra como o planejado e possa agradar a todos os eméritos. “Estamos aguardando que um bom número de bispos eméritos compareça para que a gente possa fazer uma reunião gostosa e que anime realmente os nossos queridos irmãos do episcopado”, afirma. 

Em consonância com a primeira Exortação Apostólica do papa Francisco, a Evangelii Gaudium, a temática do encontro expressa o apelo do pontífice para que a Igreja seja uma “Igreja em Saída”. “Nós vamos analisar qual é o papel do bispo emérito neste contexto de Igreja em Saída e, acima de tudo, vamos falar sobre o aspecto missionário que o bispo emérito tem em termos de evangelização e missão”, afirma dom Luiz.

Com uma programação especial, o encontro leva em consideração assuntos relevantes para a vida, saúde e missão do bispo emérito. Um dos temas a serem abordados será a questão da situação dos migrantes e refugiados, que segundo dom Luiz é uma “problemática atual”. Outra questão a ser levada em consideração é a saúde dos eméritos, para isso os bispos terão palestras com médicos e especialistas no assunto. Também ainda dentro da programação haverá exibição de filmes e discussões sobre questões jurídicas que envolvem os eméritos, como a elaboração de testamentos.

“É neste encontro que os bispos poderão manifestar as suas preocupações, as suas necessidades, partilhar um pouco as suas experiências porque temos muitos bispos eméritos ainda com muitas atividades pastorais”, finaliza o assessor da comissão, padre João Cândido da Silva Neto.


Fonte: CNBB


comments powered by Disqus

Contato

Mensagem enviada com sucesso! Aguarde que entraremos em contato.

Erro ao enviar a mensagem, tente novamente.