12 de Agosto, 2019

Papa reforça convite de Jesus à vigilância, oração e prontidão

Neste domingo, 11, na Praça São Pedro, o Papa Francisco citou o Evangelho no qual Jesus exorta para a vigilância constante.

O Papa Francisco rezou o Angelus, ao meio-dia, no dia de ontem, domingo (11), com os milhares de fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro. Em seu discurso, que precedeu a oração mariana, o Santo Padre refletiu sobre o Evangelho do domingo, no qual Jesus exorta os seus discípulos à vigilância constante, em prontidão, fiel à Palavra de Deus.

Na ocasião, Francisco sublinhou que “a verdadeira fé abre o coração ao próximo e encoraja a comunhão com os irmãos, especialmente com aqueles que estão na necessidade”. O Papa chamou ainda a atenção a todos os fiéis que se professam cristãos. "Ninguém pode retirar-se intimamente na certeza da sua própria salvação, desinteressando-se dos outros”, exortou.

O Pontífice aconselhou os fiéis presentes a não criarem “raízes em cômodas e tranquilizadoras habitações”, mas de se deixarem abandonar com a simplicidade e confiança à vontade de Deus, guiando a todos para a próxima meta. “O Senhor sempre caminha conosco e tantas vezes nos pega pela mão, para nos guiar, para não errarmos neste caminho tão difícil”, disse Francisco.  “De fato, quem confia em Deus sabe bem que a vida de fé não é algo estático, mas é dinâmica: é um caminho contínuo, para ir para etapas sempre novas, que o próprio Senhor indica dia após dia, porque Ele é o Senhor das surpresas, o Senhor das novidades, mas das verdadeiras novidades”, completou.

Francisco continuou sua reflexão, orientando a todos os cristãos a ‘manterem as lâmpadas acesas’, para que sejam todos capazes de iluminar a escuridão da noite. “Somos convidados a viver uma fé autêntica e madura, capaz de iluminar as muitas "noites" da vida. (...) Todos nós tivemos dias que eram verdadeiras noites espirituais. A lâmpada da fé precisa ser alimentada continuamente, com o encontro coração a coração com Jesus na oração e na escuta da sua Palavra", orientou Francisco.

O Papa recordou o que já pontuou diversas vezes em outras ocasiões. "Carreguem sempre com vocês um pequeno Evangelho no bolso, na bolsa, para o lê-lo. É um encontro com Jesus, com a Palavra de Jesus. Esta lâmpada do encontro com Jesus na oração e na sua Palavra nos é confiada para o bem de todos. É uma fantasia crer que alguém possa iluminar-se de dentro. Não, é uma fantasia”, reforçou.

De acordo com Francisco, Jesus, ao fazer compreender a atitude de espera, conta a parábola dos servos que esperam o retorno do patrão quando regressa de um casamento, apresentando assim outro aspecto da vigilância: estar prontos para o encontro último e definitivo com o Senhor. “Cada um de nós vai se encontrar com Ele naquele dia do encontro. Cada um de nós tem a sua própria data para o encontro final”.

Ao final, o Papa observou que a vida é um caminho em direção à eternidade. “Somos chamados a fazer frutificar todos os talentos que temos, nunca esquecendo que não temos aqui a cidade estável, mas estamos à procura da cidade futura", concluiu o Pontífice, reforçando que "cada momento se torna precioso com vista a construir um mundo mais justo e fraterno".