23 de Outubro, 2018

Papa Francisco: "A esperança é concreta, é viver para encontrar Jesus"

O Pontífice explicou, durante Missa na Casa Santa Marta na manhã desta terça-feira (23), que a "esperança" é um "dom", e citou como exemplo a "mulher grávida que vive para encontrar o seu filho"

Na homilia celebrada nesta manhã, 23, na Casa Santa Marta, o Santo Padre refletiu sobre a mensagem de “esperança” ao explicar o exemplo da mulher grávida que espera feliz o encontro com o filho e todos os dias toca a barriga para acaricia-lo. E declarou que a “esperança”, portanto, é viver em vista do encontro concreto com Jesus.

No início da Missa, o Pontífice refletiu sobre duas palavras da mensagem litúrgica de hoje: “cidadania” e “herança”. Ele recordou que na Carta de São Paulo aos Efésios, se fala de Deus que fez um presente, fez as pessoas se tornarem “cidadãos”, que consiste em ter dado uma identidade, “uma carteira de identidade”. “Em Jesus, de fato, Deus ‘aboliu a Lei’ para reconciliar, eliminando a inimizade, de modo que possam apresentar, uns aos outros, ao Pai num só Espírito, isto é, ‘nos fez um’. Assim, todos são concidadãos dos santos em Jesus”, destacou o Papa.

Francisco prosseguiu dizendo que Deus, portanto, “faz caminhar” rumo à herança com esta certeza de todos serem “concidadãos” e que “Deus está com todos”. Para Francisco, a herança “é o que se busca no caminho, o que será recebido no final”. Ele ainda alertou que é preciso buscar a esperança todos os dias é o que leva avante no caminho da identidade de cada um rumo à herança é justamente a esperança. “Talvez a menor virtude, talvez a mais difícil de entender”, disse.

Esperança é um dom

O Santo Padre pontuou que a fé, esperança e caridade são dons e explicou que a fé é fácil de compreender, assim como a caridade. Francisco ainda, fez um questionamento à reflexão sobre “mas o que é a esperança?”, destacando que a esperança, sim, é esperar o Céu, “encontrar os santos”, “uma felicidade eterna”.

O Papa prosseguiu com a reflexão remetendo outra pergunta aos cristãos presentes. “Mas o que é o céu para você?”. “Viver na esperança é caminhar, sim, rumo a um prêmio, rumo à felicidade que não temos aqui, mas teremos lá … é uma virtude difícil de entender. É uma virtude humilde, muito humilde. É uma virtude que jamais desilude: se você espera, jamais ficará desiludido. Jamais, jamais. É também uma virtude concreta. “Mas como pode ser concreta, se eu não conheço o Céu e o que me espera?”. A esperança. A herança mostra que é a esperança em algo, não é uma ideia, não é estar num belo lugar...não. É um encontro. Jesus sempre destaca esta parte da esperança, este estar à espera, encontrar”, afirmou Francisco.

A Gravidez faz entender a esperança

O Pontífice ressaltou, com base no Evangelho de hoje (Lc 12,35-38), que a esperança consiste no encontro com o senhor quando volta da festa do casamento. Para ele, é sempre um encontro com o Senhor, como algo concreto.

Em continuidade, o Papa explicou sobre a esperança usando como exemplo a “mulher grávida”. “Vem-me à mente, quando penso na esperança, uma imagem: a mulher grávida, a mulher que espera uma criança. Vai ao médico, mostra a ecografia – “ah, sim, a criança… tudo bem” … Não! Está feliz! E todos os dias toca a barriga para acariciar aquela criança, está à espera da criança, vive esperando aquele filho. Esta imagem pode nos ajudar a entender o que é a esperança: viver para aquele encontro. Aquela mulher imagina como serão os olhos do filho, como será o sorriso, como será, loiro ou moreno...mas imagina o encontro com o filho. Imagina o encontro com o filho”, relatou o Santo Padre.

Sabedoria dos pequenos encontros

Francisco estendeu o discurso no qual disse que esta imagem, “da mulher grávida”, pode ajudar a entender o que é esperança. “Eu espero assim, concretamente, ou espero um pouco no ar, um pouco gnosticamente(essência imortal)? A esperança é concreta, é de todos os dias porque é um encontro. E todas as vezes que encontramos Jesus na Eucaristia, na oração, no Evangelho, nos pobres, na vida comunitária, todas as vezes damos um passo a mais rumo a este encontro definitivo. A sabedoria de se alegrar com os pequenos encontros da vida com Jesus, preparando aquele encontro definitivo”, enfatizou o Pontífice.

Concluindo, Francisco destacou ainda que a herança é a força com a qual o Espírito Santo “leva avante com a esperança” e exortou a todos a se questionarem se esperam como herança um Céu abstrato ou um encontro.